Conheça os diferentes tipos de lareira e como elas funcionam
Voltar para o blog

Conheça os diferentes tipos de lareira e como elas funcionam

Para lugares que possuem estações bem definidas, apostar em lareiras pode ser uma ótima ideia! Além de fazer parte da decoração da sala o ano inteiro, no inverno elas garantem um ambiente com o clima mais agradável. Lareiras são elegantes e proporcionam um conforto enorme para diversos cômodos da casa, conforme seus hábitos, como a sala de estar, quartos, escritórios e, inclusive, banheiros.

E, ao contrário do que você pensa, hoje é possível escolher um modelo que seja instalado de forma rápida e sem muito trabalho. Veja sobre os tipos de lareiras e os imóveis exclusivos que selecionamos para você. Confira!

Tipos de lareiras

O mercado oferece cada vez mais opções para quem deseja ter essa solução em casa. Antes de escolher o tipo da sua, leve em consideração o tamanho do ambiente e a quantidade de pessoas que o frequentam, pois a lareira deve estar em harmonia com esses fatores. Além disso, conheça bem as vantagens e desvantagens de cada tipo, assim você evita imprevistos futuros. Entre as tradicionais, aquecidas a lenha e com chaminés, e as modernas e ecológicas, conheça os tipos:

Lareira ecológica

As lareiras ecológicas possuem diversas vantagens. Elas são um modelo mais sustentável, que funcionam com etanol ou álcool. São menos poluentes, mais econômicas e possuem alto poder de calor. Existem opções portáteis e que podem ser facilmente colocadas diferentes lugares. Como elas não produzem fumaça, não precisam de chaminés. Sua instalação envolve encaixar a caixa de inox em alvenaria ou em algum móvel (desde que resistente ao calor).

Lareira elétrica

Super práticas e cômodas, Elas funcionam como aquecedores e você pode instalá-las em um móvel de metal ou de madeira. Você precisará de uma tomada exclusiva para ela e tampouco precisará limpá-las, já que não produzem resíduos. Além disso, elas são muito seguras, visto que a chama não é real - indicada principalmente para casas que têm crianças. Contudo, ela demanda maior consumo de energia.

Lareira a gás

As lareiras com gás GLP não emitem fumaça e não geram sujeiras, mantendo o ambiente aquecido e limpo. Elas aquecem muito bem e são fáceis de acionar. Por outro lado, precisam estar previstas no seu projeto e sua fonte de abastecimento é restrita.

Lareira à lenha

As tradicionais lareiras a lenha possuem a beleza natural esperada das lareiras, proporcionando sensação de conforto. Todavia, por causa da liberação de fumaça e fuligem, é necessário chaminé (ou dutos de exaustão). Além disso, a limpeza é mais trabalhosa o calor é dissipado rapidamente. Lembre-se que você precisa ter um local de armazenamento de lenha, também. Para limpá-la você precisará de uma pá, uma vassoura, um atiçador e uma pinça para pegar as lenhas. Usar uma rede de proteção proporciona maior segurança para quando você estiver se aquecendo mais perto dela e, também, evita sujeiras indesejadas.

Como decorar?

A parede em cima da lareira pode (e deve!) ter as características da decoração da sua casa. Espelhos, quadros ou grandes objetos podem trazer sofisticação a esse espaço. Por outro lado, você pode trazer ainda mais aconchego para este canto ao transformá-lo em um local de recordações, com porta retratos e objetos que são especiais para você. Outra ideia é utilizar de objetos como porcelanas, vidros, caixas de diversos tamanhos e garrafas decorativas para compor essa decoração. Além disso, lembre-se que nas estações em que a lareira não é utilizada, você poderá decorar o seu interior. Nesse caso, use sua criatividade! Lenhas, livros e plantas podem ser uma das diversas opções. Se quiser entender mais sobre decoração, neste texto falamos sobre como encontrar o seu estilo.

5 imóveis com lareiras para você se inspirar

Veja essa seleção incrível de imóveis com lareiras!

1. Alvenaria com vista panorâmica

Essa alvenaria possui vista panorâmica para a cidade, é muito arejada e iluminada. A cozinha tem uma janela que integra a sala. Sendo que as salas de estar e jantar possuem lareiras. No pátio, árvores frutíferas, salão de festas com banheiro e churrasqueira, e pisicina.



2. Casa aconchegante com geração própria de energia

Em local alto e muito iluminado, essa residência possui vista para a cidade, três dormitórios (sendo uma suíte com hidromassagem), peças amplas e bem projetadas. Possui geração própria de energia, 370m² construídos para usufruir com muita qualidade de vida. 




3. Apartamentos do Parque Europa também possuem lareiras




4. Linda residência com 5 dormitórios



5. Linda residência com 5 dormitórios


 

Outros posts

  1. Vantagens em comprar apartamento pequeno: é pra mim?

    Vantagens em comprar apartamento pequeno: é pra mim?

    Com metragem menor que outros tipos de imóveis, os apartamentos de um dormitório podem ser mais práticos e versáteis, principalmente para quem mora nos grandes centros. Assim, eles vêm roubando a cena...

  2. Vale a pena investir em imóveis?

    Vale a pena investir em imóveis?

    “Brasileiro gosta de investir em tijolos”. Você já deve ter ouvido essa expressão por aí, não é mesmo?Essa é uma das observações da pesquisa “Raio X do Investidor”, realizada pela Anbima (Associação N...

  3. Trabalhando de casa? Especialistas dão dicas de como ajustar sua residência para o home office.

    Trabalhando de casa? Especialistas dão dicas de como ajustar sua residência para o home office.

    Em um tempo que requer cautela e prudência, é preciso cultivar novos hábitos em relação ao trabalho para proteger a saúde das pessoas. O home office foi uma das formas encontradas para se continuar em...

João Dick Imóveis

Plantão de Vendas
51 99701-2806 '
Comercial
51 3713-2488 '

João Dick Imóveis

Plantão de Vendas
51 99701-2806 '